O LOCAL – OS PLANOS DA CRIAÇÃO

“... encontramos, assim, na constituição natural do Planeta, desde a barisfera à ionosfera, múltiplos círculos de força e atividades na terra, na água e no ar, tanto quanto nos continentes identificamos as esferas de civilização e nas esferas de civilização as esferas de classe, a se totalizarem numa só faixa de espaço.“... o plano imediato à residência dos homens jaz subdividido em várias esferas. Assim é, com efeito, não do ponto de vista do espaço, mas sim sob o prisma de condições, qual ocorre no globo de matéria densa... “
EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, ANDRÉ LUIZ, FEB – FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Há, no universo, muito mais coisas que não vemos do que as que percebemos com os nossos sentidos. São várias dimensões, vários planos de atividade, com vida intensa que desconhecemos completamente. Nós vivemos em um oceano de ondas e vibrações, das mais variadas frequências e intensidades, e nem tomamos conhecimento de sua existência. Matéria e energia se confundem num mar de vibrações. Energia vem do grego “energes” que significa ativo. Einstein redescobriu que matéria é energia em estado potencial ou latente e será energia (potencial ou cinética) no momento de sua liberação. A matéria, às vezes sólida, dura e opaca, dá a impressão de ser rígida e contínua, porém é uma ilusão, pois é composta por uma infinidade de átomos, mantidos em estado de coesão, produzindo uma “forma” que aparenta ser densa.

Tanto no mundo atômico quanto no mundo sideral predominam os espaços vazios, com movimentos das partículas que se acionam e inter-relacionam entre si, mantendo a coesão entre as partes – jogo de ações e reações.

“Cabe-nos assinalar, desse modo, que, na essência, toda matéria é energia tornada visível e que toda a energia, originariamente, é força divina de que nos apropriamos para interpor os nossos propósitos aos propósitos da Criação,...”.
EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, ANDRÉ LUIZ, FEB, FRANCISCO CANDIDO XAVIER.

Podemos observar que só se consegue estabelecer comunicação entre dois pontos, não vinculados entre si por meios visíveis, se existir algum elemento condutor entre eles. Portanto, descobriu-se a existência de um agente sutil, um agente condutor, que ocupa os espaços entre eles – emissor e receptor radioelétrico. O mesmo se dá para as ondas do pensamento, do sentimento etc.

O universo é totalmente preenchido por um fluido, denominado de Fluido Cósmico, Plasma Divino, Hausto do Criador, que é o elemento primordial da Criação.

 “Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos. Esse fluido é o éter ou matéria cósmica primitiva, geradora do mundo e dos seres. São-lhe inerentes as forças que presidiram as metamorfoses da matéria, as leis imutáveis e necessárias que regem o mundo...Só há uma substância simples, primitiva, geradora de todos os corpos, mas diversificada em suas combinações...
URANOLOGIA GERAL – GÊNESIS/ALLAN KARDEC – GALILEU, 1862/63

Tudo o que existe no Universo se originou desse fluido primordial que se decompôs e se estabilizou em vários níveis de energia, cada um em uma dimensão, que aqui estamos denominando por planos.

“Segundo as Ciências Secretas, existem em nosso Universo (e no Cosmo infinito há miríades destes Universos) sete planos em que se operam a manifestação da vida Divina e a evolução de Suas Partículas, denominadas Mônadas, unidades de consciência ou, mais poeticamente, Centelhas da Chama Divina”.
LEIS OCULTAS PARA UMA VIDA MELHOR – C. R. FIGUEIREDO – ED. PENSAMENTO

Todos estes planos se interpenetram, sendo que em extensão os mais sutis ultrapassam os mais densos. Um “plano” é um estado de existência, de consciência, de atividade … e não um lugar específico, pois em todos os lugares estão presentes todos os planos, todas as dimensões.

O plano de ação visível e identificável por nossos cinco sentidos é o plano físico. É o mais denso dos planos, é a mais baixa vibração que a energia elementar, original, pode chegar. Depois deste ponto, mais enriquecido de vibrações, o fluido se torna mais brilhante, agitado, mais energético e se estabiliza no plano astral, que é o plano onde navegam as emoções, os desejos, as energias que movimentam as ações do plano anterior, ou seja, do plano físico. Depois, mais quintessenciado, encontramos o plano mental, onde vibram os pensamentos, raciocínios e imagens. É o plano onde se estruturam as ideias.
Adiante dele vamos encontrar o plano causal, plano do nosso subconsciente, onde estão registradas as origens, as memórias os registros, conectado ao “registro akáshico”, de tudo o que aconteceu e continua acontecendo nos planos físicos e espiritual, e assim por diante.
Cada plano, cada nível de vibração, tem suas características próprias, peculiares e se interligam diretamente com seus subsequentes.

ENSAIO PRELIMINAR DOS SENTIDOS E FUNÇÕES DE CADA CORPO

Na vida encarnada que levamos, somente percebemos o mundo que nos rodeia através dos cinco sentidos físicos que possuímos, porém cada corpo tem seus “sentidos” e suas “funções” próprias:

FÍSICO ETÉRICO
ASTRAL MENTAL CAUSAL
TATO SENSAÇÃO EMOÇÃO INTELIGÊNCIA CONSCIÊNCIA
OLFATO MAGNETISMO SENTIMENTO RACIOCÍNIO INTUIÇÃO DO DEVER
PALADAR PERCEPÇÃO DESEJO LEMBRANÇAS LUCIDEZ
AUDIÇÃO PSICOMETRIA TELEPATIA DISCERNIMENTO
VISÃO
IMAGINAÇÃO RESPONSABILIDADE
(captados pelos CHACRAS) MEMÓRIA PLENA
FUNÇÕES PRINCIPAIS DE CADA CORPO e seus SENSORES
AÇÃO LIGAÇÃO FISICO-ASTRAL EMOÇÃO PENSAMENTO CONSCIÊNCIA

 

Nota: O Corpo Etérico faz parte do corpo físico, adiante melhor esclarecido.

Estes sentidos físicos são apenas “sensores” que desenvolvemos e aperfeiçoamos através de milhões e milhões de anos pelas incessantes repetições do estímulo sensorial, devido às necessidades de autodefesa e autopreservação.

Hoje estão aptos e disponíveis para captar as vibrações da matéria física, que são muito lentas comparadas com as vibrações dos sentimentos e pensamentos.

Nota: Cabe aos cientistas utilizar sensores adequados para captar as vibrações de cada plano, ou seja, não se pode captar “fenômenos espirituais”, provenientes do plano astral, mental ou outro plano subsequente, com sensores do plano físico.

ONDAS VIBRAÇÕES POR SEGUNDO
TATO DEZENAS 2 A 32
AUDIÇÃO (SOM) MILHARES 32 A 16 X 103
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS MILHÕES 10 X 103 A 700 X 103
MICRO ONDAS BILHÕES 200 X 106 A 400 X 109
ONDAS TÉRMICAS (CALOR) TRILHÕES 400 X 109 A 250 X 1012
VISÃO (LUZ) QUATRILHÕES 250 X 1012 A 2 X 1015
ONDAS ULTRAVIOLETAS QUATRILHÕES 2 X 1015 A 50 X 1015
RAIOS X QUINTILHÕES 50 X 1015 A 4 X 1018
RAIOS γ SEXTILHÕES > 4 X 1018
RAIOS CÓSMICOS …..

Cada corpo vive em seu plano específico de vibrações e tem, ou está em desenvolvimento, o sensor adequado para perceber e captar as vibrações existentes nesse plano de vibrações.

Só quando seus veículos possuírem vibrações sutis e harmonizadas, entremesclando-se os três corpos num só pela perfeição, delicadeza e pureza de suas vibrações, e for o Ego (*) senhor absoluto da personalidade, é que suas experiências se realizarão no céu superior, ou seja, no mundo Mental Superior ou Causal. Ali ele lerá os acontecimentos registrados, podendo reconhecer e verificar fatos, relacioná-los uns com os outros e tirar conclusões positivas de sua investigação. Só quando a consciência do investigador atinge o plano Causal, é que ele se vê à frente do panorama total do acontecimento que quer investigar. Sua mente precisa estar totalmente tranquila para não interferir no seu estudo, e seu astral, igualmente sereno. Unicamente o Ego, liberto da influência de seus veículos mental, astral e físico, tem a precisão natural de sua sábia observação. A passagem de seus conhecimentos através de corpos imperfeitos da personalidade pode levá-lo a erros e falhas no plano físico. O estudo da clarividência requer preparação total do veículo humano, purificação das emoções, intelecto perceptivo, mente tranquila e físico limpo.
LEIS OCULTAS PARA UMA VIDA MELHOR, CINIRA R. FIGUEIREDO, ED. PENSAM.

Nota: (*) em nossos estudos estamos substituindo esta função superior ao EU e não ao EGO.

Nós estamos desenvolvendo e aprimorando todos esses sensores lentamente, um a um. Detemos, para nosso contato externo, apenas 5 sentidos que nos limitam consideravelmente a apreciação do que existe de fato na vida. É como se um peixe, munido de um periscópio, tirasse uma conclusão sobre a civilização terrestre!

“... estamos atravessando, disse Urânia, o sistema solar de Andrômeda,... havíamo-nos aproximado de um sistema do Sol Safira... Urânia apercebeu-se. Estendeu a mão para um lago e com o dedo indicou um grupo de seres alados que pairam por cima das águas azuis. Não tinham a forma humana terrestre. Eram criaturas evidentemente organizadas para viver no ar. Pareciam tecidas de luz. De longe tomei-as por libélulas... mas, examinando-as mais de perto, notei seu porte, que não era inferior ao nosso, e reconheci pela expressão dos olhares, que não eram animais... Este mundo parece fantástico, disse Urânia, e a ti próprio perguntas que ideias podem ter tais seres, que costumes, que história, que espécie de artes, de literatura e de ciências. ... fica sabendo unicamente que seus olhos são superiores aos melhores telescópios, que seu sistema nervoso vibra à passagem de um cometa e descobre eletricamente fatos que na Terra jamais se conhecerão. Os órgãos que estás vendo abaixo das asas lhes servem de mãos mais hábeis que as vossas. Por imprensa têm eles a fotografia direta dos acontecimentos e a fixação fônica das próprias palavras. Não se ocupam, de resto, senão de pesquisas científicas, isto é, do estudo da Natureza”...entre as inumeráveis terras do Céu, as forças da Natureza têm dado origem a uma infinita diversidade de seres e de coisas... As formas, os órgãos, o número de sentidos – vós outros tendes apenas cinco, e esses mesmos bastantes pobres dependem das condições vitais de cada esfera.
  ... Mas, acrescentou, continuemos a nossa viagem. Estamos apenas a alguns trilhões de léguas da Terra... a distância é tal que, admitindo pudessem algum ruído transpô-la com a velocidade do som no ar, eles não empregariam menos de cento e cinquenta mil séculos para chegar até aqui.
  Ouviríamos hoje unicamente o que se passara na Terra há 15 milhões de anos.
  ... Em nosso trajeto, tínhamos quase abalroado uns cometas transparentes que erravam, quais sopros, de um a outro sistema, cujas humanidades seriam assuntos de estudo.
Os 5 pobres sentidos incompletos, que constituem a nossa bagagem orgânica, são verdadeiramente insignificantes à riqueza de percepções dos seres munidos de 15 , 18 e mesmo 26 sentidos diferentes, conforme constatávamos em muitas terras do céu.
URANIA – CAMILLE FLAMMARION – ED. FEB

Existem pessoas dotadas de maior sensibilidade que possuem “sensores” mais desenvolvidos. Alguns podem captar e transmitir os pensamentos (os telepatas), outros podem ver a aura das pessoas bem como as suas emoções e pensamentos (os clarividentes), outros podem captar a história dos fatos ocorridos que estão impregnados na matéria (os psicômetras) e assim por diante. Os iniciados na vida esotérica, através de muito esforço próprio, meditações e uma disciplina rígida, aceleram o processo de desenvolvimento de seus sensores extra-físicos e captam com maior facilidade as ocorrências dos outros planos da existência, fora do plano físico.

***

Atuamos em vários planos ao mesmo tempo e cada um de nossos corpos navega, e se relaciona, com o plano correspondente em sua dimensão. O corpo físico age no plano físico, ao mesmo tempo em que o corpo emocional sente no plano emocional, o corpo mental pensa no plano mental e assim por diante. As funções de cada corpo são distintas, bem definidas, independentes, porém simultâneas. Uma função não pode fazer o que a outra faz:

  • o corpo não raciocina e nem sente…,
  • a mente não emociona…,
  • as emoções não julgam…,

Porém as coisas não estão em locais separados como ilustrado na imagem da carruagem. São departamentos distintos, porém interligados, interdependentes e justapostos. Sim, justapostos, pois um está dentro do outro. O cérebro do corpo físico ocupa o mesmo local onde se situa o corpo emocional, o corpo mental, o corpo causal etc., inclusive o Espírito.

Deus Se manifesta de forma multidimensional e, portanto, Sua obra, todos os planos desde o material até o mais sutil, possuem conexão com as realidades multidimensionais do Criador.

Uma emissão da Centelha Divina, por exemplo, manifesta-se em cada plano como:

O VERBO manifesta-se no plano Divino:  como Determinação
A VONTADE manifesta-se no plano Espiritual:  como Poder
A INSPIRAÇÃO manifesta-se no plano Intucional:  como Intuição
O DEVER manifesta-se no plano Causal:  como Voz da Consciência
O PENSAMENTO manifesta-se no plano Mental:  como um Raciocínio
A EMOÇÃO manifesta-se no plano Astral:  como um Desejo
A AÇÃO manifesta-se no plano Físico:  como uma Atitude / Ação

Daí podemos ver o Poder da Vontade e o Poder da Palavra e nos alertarmos para dominarmos o que pronunciamos, pela força que tem a nossa vós.