AUTOMAÇÃO INCONSCIENTE

Estamos na era da automação. O profundo significado desta palavra transcende seu título, que é amplamente divulgado, porém pouco conhecido em sua essência. O que automatizar, o porquê e quando automatizar um procedimento é a chave da questão a ser considerada. Tudo pode ser automatizado, porém nem tudo convém que seja automatizado. Por outro lado, muitas operações do dia a dia, que enfadonhamente repetimos, podem e devem ser automatizadas. Não vamos abordar o aspecto da automação industrial, que é uma decorrência do que fazemos em nosso íntimo, porém busquemos as origens e as razões da automatização das funções repetitivas que fazemos sem o saber. Para visualizarmos como automatizamos ou sistematizamos os procedimento íntimos, vamos ver como funciona nossa mente subconsciente:
“a mente consciente é como o navegador ou capitão na ponte de comando de um navio.Ele dirige o navio e dá ordens aos homens na casa de máquinas, os quais, por seu turno, controlam todas as caldeiras, instru­mentos, manômetros etc. Os homens da casa de máquinas não sabem para onde estão indo, apenas cumprem ordens. Iriam de encontro às rochas se o homem na ponte de comando emitisse instruções defeituosas ou erradas…
Os homens na casa de máquinas obedecem-lhe porque ele está no comando e emite ordens que são automaticamente obedecidas. Os membros da tripulação não discutem com o comandante; limitam-se a executar suas ordens. O comandante é o senhor do navio e as suas determinações são sempre executadas. Da mesma forma, sua mente consciente está no comando e é a senhora do seu navio, isto é, do seu corpo, meio ambiente e todos os assuntos que se relacionam com você. A mente subconsciente recebe as ordens que você lhe dá,
baseada no que sua mente consciente acredita e aceita como sendo verdadeiro. Quando você diz repetidamente aos outros que não é capaz de alguma coisa, sua mente subconsciente aceita isso ao pé da letra e providencia para que você não consiga alcançar o que deseja… portanto, nunca conclua uma declaração negativa, inverta-a imediatamente…
O PODER DO SUBCONSCIENTE, DR. JOSEPH MURPHY, ED RECORD
Outra maneira de vermos a nossa mente consciente e subconsciente é a imagem de uma montanha de gelo, um “iceberg” .
Nota: esta imagem está mais detalhada na aula especifica sobre nosso processo mental.
Como apenas uma pequena parte da montanha de gelo fica para fora d’água enquanto que a maior parte fica escondida, submersa e não acessível, a nossa parte consciente fica visível e controlável, mas a parte subconsciente fica escondida, submersa e não acessível. A parte que está consciente de nossa mente (corpo mental) é a parte que pensa, raciocina, julga, decide, aceita, rejeita etc., enquanto que a parte subconsciente (corpo Causal) não julga, não decide, não raciocina, etc., mas apenas executa o que o consciente aceitou e mandou executar.
Note bem, o subconsciente é um excelente realizador, executor de tarefas pré-agendadas.
Tudo o que se escuta, vê, sente, ou seja, tudo o que se percebe pelos sentidos, passa imediatamente à parte consciente da mente que processa o conteúdo e decide o que fazer.
Note bem: se pudéssemos reduzir toda a nossa vida a uma única atividade poderíamos dizer que só fazemos uma coisa na vida: tomar decisões, e nada mais.
Consciência
A consciência humana desde os seus primeiros bruxuleios de vida isolada, aparentemente, no seio do cosmo, cresce continuamente no sentido esférico, passando por consciência grupal, racial, continental, planetária ou constelatória.
MENSAGENS DO ASTRAL – RAMATIS – ED. CONHECIMENTO
A Centelha Divina surgiu simples e ignorante em todas as latitudes do cosmo, adquire o seu limite consciencial situando-se nas formas efêmeras dos mundos planetários e depois evolui através do transformismo das espécies.
O esquema evolutivo é essencialmente um só:
Sensação – através do animal
Emoção – através do Homem
Sabedoria – através do Anjo
Poder e glória – através do Arcanjo.
… e assim se transformou em éter, gás, fogo, água e argila.
A vida nasceu de lá e pode ser vista em toda parte…
A argila, como um saco sem forma, só sabendo rolar, aprendeu a conhecer a água e a água sentiu que estava percebendo o fogo; o fogo e água, que repousavam sobre a argila, criaram então os gases.Foi nesse momento que o homem foi formado, a partir da união de todos, revelando assim o éter que dormia em cada um deles. …assim todos nós humanos temos um corpo de terra, outro de água, outro de fogo, e assim por diante até 7 que nós podemos contar.
Éter – Reino Angelical – Intucional
Gás – Reino Hominal – Conscencial
Fogo – Reino Animal – Mental
Água – Reino Vegetal – Emocional
Argila – Reino Mineral – Físico
O CAMINHO DOS ESSÊNIOS – ANNE MEUROIS E DANIEL GIVAUDAN
Na sua mente subconsciente você encon­trará a solução de cada problema e a causa de cada efeito.
O PODER DO SUBCONSCIENTE, DR. JOSEPH MURPHY, ED RECORD
“ – Onde está escrita a lei de Deus?”
“ – Na consciência”                           .
LIVRO DOS ESPÍRITOS, AK, ED FEB, QUESTÃO 621
Consciência Objetiva
Recebe as impressões do mundo exterior através dos 5 sentidos, suas ações são voluntárias e atua com o raciocínio completo.
Consciência Subjetiva
Recebe as impressões interiores provenientes da vontade (corpo espiritual), das lembranças do subconsciente (corpo causal), da imaginação (corpo mental), da intuição de outros espíritos (corpo intucional) etc.
Subconsciente
Suas ações são involuntárias (comanda o sistema autônomo do organismo: pulsação, respiração, temperatura etc.), mantém a memória completa (fatos, experiências, sentimentos etc.), atua com raciocínio dedutivo, obedece a ordens, impulsos e reflexos condicionados e responde automaticamente às suas sensações, porém detém as concepções profundas da vida e emite os sussurros da experiência pregressa e Leis de Deus (corpo causal).
Crivo da Razão
Entre o consciente e o subconsciente existe uma porta estreita chamada de crivo da razão, que permite ou não o acesso ao subconsciente (corpo causal). Se determinado fato foi aceito pela consciência, e foi deixado passar pelo crivo da razão, será armazenado no subconsciente. A repetição desse estímulo, por várias vezes, faz com que o subconsciente entenda que a função é para ser automatizada. Então, toda vez que o fato gerador ocorrer ele aciona a função automatizada, independente de estarmos conscientes ou não do que está ocorrendo.O subconsciente é um forte aliado em nossa causa. Automatiza o que mandarmos. Tem um poder imenso.A chave está no crivo da razão:
-o que eu permito ou o que eu não permito que seja automatizado.
É nos pequenos detalhes, naqueles que nem notamos no dia a dia, que estamos construindo nosso perfil futuro. Somos o resultado de nós mesmos. Orai e Vigiai foi a senha que Jesus ensinou para a salvaguarda de nossa integridade íntima. Uma vez que deixamos passar e automatizamos funções indesejáveis, o processo de reformulação é difícil, sofrido e demorado.
Pelo controle exercido pela lei de causa e efeito, ou carma, estamos formando nosso Corpo Causal refletindo e registrando experiências que estão sendo acumuladas durante milhões e milhões de anos.
Ouvimos sempre dizer que:
“as Leis de Deus estão gravadas na nossa consciência”.
Esta é a maior das verdades, porém, quem as está gravando somos nós próprios através das experiências vividas, e refletidas, através da lei de retorno, ou causa e efeito, que passamos.
Construímos o nosso subconsciente coletivo enquanto éramos alma grupal, ou seja, enquanto éramos vegetais ou animais, e ele passou a ser uma base para nossa evolução humana.
– O fogo queima. Isso é instintivo!
Este reflexo foi condicionado através de muitas existências, e faz parte do nosso subconsciente coletivo.
Através da passagem pelas várias experiências fomos conhecendo as leis de Deus (da evolução, da conservação, de amor, do trabalho, da destruição, da causa e efeito, etc.) e como elas funcionam. Somente passamos para outro plano quando uma lei foi bem aprendida. Deus não aceita um esboço imperfeito. Portanto, somente podemos nos libertar da recapitulação das lições quando formos bem sucedidos nelas e compreendermos e aplicarmos seu conteúdo automaticamente.
Saímos simples e ignorantes do seio de Deus e voltamos a ele através de um ciclo finito de experiências para “sermos perfeitos como perfeito é o Pai que está no Céu”.
Mantras
– Como você faria para limpar um vaso cheio de sujeira?
– Joga-se água limpa continuamente até que toda a sujeira seja expulsa do vaso e este se torne limpo novamente.
É o mesmo que acontece conosco: não podemos tirar todo o “lixo” que se encontra dentro de nós, em nosso subconsciente, mas podemos ir jogando água limpa continuamente através de pensamentos e sentimentos puros até tudo ser removido.
Esse processo é feito através da conduta, da reformulação de nossos procedimentos na vida que chamamos de Reforma Intima.
Uma mudança de atitude também implica em mudança das frases que costumamos repetidamente pronunciar. Passe a prestar atenção no que pronuncia o dia todo (frases deprimentes, de lamentação, recriminação, enfermiças … ) e altere-as, pois as frases que  repetidas continuamente, acabam se instalando dentro de nós e tornando parte integrante de nosso subconsciente. Essas repetições sistemáticas, autos sugestões que nos impomos, também chamadas de mantras, podem nos levar à conquista de nossos ideais, sejam eles quais forem:  sucesso ou a derrota, a escolha é nossa.
Reflita Comigo
Como têm sido os meus pensamentos?
– O que estou construindo com eles?
– Os meus pensamentos têm sido claros e precisos quanto ao que quero ou desejo conquistar?
– Estou construindo mentalmente: saúde, fartura, alegria e realização ou estou construindo: doença, pobre­za, tristeza e frustração na vida?
– Que imagem tenho de mim mesmo: de vencedor ou de derrotado?
– Eu consigo ver claramente o meu sucesso?
– Consigo ver-me na situação de vencedor em meus próprios empreendimentos?
– Quem dá ou tira o direito de ser ou ter alguma coisa? Será que eu mesmo me podo?
Nota: Existem bons livros sobre Neurolinguística que auxiliam na reprogramação dos pensamentos para os tornar mais corretos e mais construtivos a fim de obtermos resultados mais satisfatórios em nossas vidas.
Reforma Íntima
– Que “boas ideias” eu posso formular, de agora em diante, em lugar de mesquinhos e restritos pensamentos?
Aplicação Prática
– Que frases (ou mantras) eu construiria, de tal forma que eu pudesse repeti-las constantemente para me estimular a atingir minhas conquistas íntimas?